Turismo

                 Na Serra da Mantiqueira Mineira, o município de Olaria configura-se como um dos mais charmosos municípios da região e se destaca pela beleza cênica, natural, cultural e histórica. Localizado entre as disjunções das mais belas montanhas de Minas Gerais, entre a Zona da Mata e o Sul de Minas, o município possui forte apelo ecológico e representatividade histórica, servindo de apoio e passagem para tropeiros, tropas imperiais e viajantes durante o período de ocupação e desenvolvimento de Minas Gerais.

                Com uma população de 1.957 habitantes, Olaria encontra-se ainda tendo como principal atividade econômica a agropecuária. A agropecuária de subsistência vem sofrendo alterações e modernizações nos meios de produção e ao mesmo tempo, sede espaço para outras atividades, onde temos como carro-chefe as monoculturas de eucaliptos e o início do “Fomento do Biodiesel”, através das plantações das Palmeiras Macaúba.

                A economia encontra-se distribuída entre os setores de agricultura, pecuária e o pequeno comercio. O desenvolvimento econômico conta com alternativas diversas para sua sustentação e viabilidade, tendo como principal a pecuária leiteira.

               No turismo, encontramos uma das vocações mais acentuadas do município. As características geográficas, geológicas e geomorfológicas propiciam uma grande quantidade e variedade de atrativos naturais como: cachoeiras, mirantes e serras que guardam remanescentes de floresta atlântica ainda muito preservadas. Configuram também atrativos turísticos em potencial, as trilhas históricas, que serviam de passagem para tropeiros e viajantes durante o período do ouro até meados do século passado.

               Sendo o turismo a atividade econômica em maior desenvolvimento no mundo, com os maiores índices de geração de emprego e renda e de indiscutível efeito multiplicador, o município de Olaria inicia sua trajetória de desenvolvimento desta atividade econômica, de forma planejada, criando políticas públicas e um planejamento claro e de reais possibilidades, onde ações de execução imediata combinem com as ações de médio e longo prazo, visando viabilizar o desenvolvimento e a consolidação do município como mais um destino oferecedor de produtos e equipamentos turísticos estruturados e consolidados no mercado turístico regional e nacional, incentivando este seguimento como mais uma atividade econômica geradora de riquezas e complemento de renda para as comunidades do município. Por este e outros motivos, se faz necessário conduzir o Turismo com participação popular, que nortearão as diretrizes planejadas e descritas no plano municipal e regional.

              Os órgãos de Turismo prevêem que esta atividade deve se tornar a principal fonte geradora de riqueza do século XXI, já sendo considerada, desde o final do séc. XX, como a maior atividade econômica do mundo, tendo superado a indústria bélica e automotiva.

              Esta atividade gera um movimento financeiro altamente considerável. Em termos de emprego, no primeiro ano deste século, um em cada dez trabalhadores brasileiros já estava vinculado ao setor turístico, hoje este número já é maior. Diante destes dados, o município de Olaria precisa iniciar sua estruturação para colher os frutos que as previsões futuras traçam para esta atividade econômica no Brasil e em Minas Gerais, estado com as Políticas de Turismo mais evoluídas do Brasil.

              Para profissionalizar o turismo e consolidá-lo como fonte de riquezas, é necessário legislar, regulamentar, ordenar e fomentar a atividade junto a hotéis, pousadas, agências de viagem, operadoras, companhias aéreas, transportadoras rodoviárias, locadoras de veículos e equipamentos turísticos, bares, restaurantes, promotores de eventos, comunidade receptora, escolas, profissionais das diversas áreas e outras empresas que atuam entorno da atividade turística.

“O turismo tem sido considerado uma tábua de salvação. O que ele não é. O turismo causa uma serie de impactos econômicos positivos, mas normalmente só se contabilizam os impactos econômicos e não se contabilizam os impactos culturais e os impactos ao meio físico.” (Dóris Ruschmman – Encontro Brasil – Grã-Bretanha, Sebrae 1998 in Plano estratégico de turismo de Ilhéus )

         Esta citação de Dóris Ruschmman, demonstra que precisamos entender o turismo como mais uma atividade econômica, que certamente irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida com a geração de emprego e renda, dentro das proporções, condições e atratividade de cada localidade, não como a tábua de salvação que trará enriquecimento a todos e crescimento astronômico da economia de um lugar, lembra ainda que o turismo precisa ser planejado, visando a minimização dos impactos negativos da atividade.

          Cabe, portanto, às instituições de fomento conduzir de forma responsável à implantação do turismo, através de um planejamento, com diretrizes, estratégias e ações definidas, onde ocorra a descentralização das decisões, transferindo responsabilidades para os diversos segmentos da sociedade, gerando a autogestão do turismo e democratizando a atividade através do envolvimento comunitário, que possibilita a integração dos agentes locais e o desenvolvimento econômico, calçado por programas de capacitação e sensibilização que conscientizam a comunidade, o poder público e empresarial para a pratica de um turismo profissional e sustentável (Idem ).

Fonte: Plano Municipal de Turismo

Texto: Marcio Lucinda Lima

 

 

A  ATIVIDADE TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE OLARIA

           As principais atividades econômicas do município de Olaria são: a agropecuária e o pequeno comércio. O Turismo, mesmo não sendo inexistente, ainda ocorre de forma tímida e carecendo de equipamentos e serviços turísticos, o que torna ainda mais lento o desenvolvimento da atividade.

            Os seguimentos do Turismo que predominam na região é o Ecoturismo, já consolidado nos visinhos Parque Estadual de Ibitipoca – Lima Duarte, Povoado do Funil – Rio Preto e em processo evolutivo no entorno e Serra de Lima Duarte / povoado de Monte Verde, bem como em outras áreas como a região dos campos, principalmente no povoado de Souza do Rio Grande, no município de Lima Duarte. O Turismo Rural encontra-se em desenvolvimento com a criação de pesque-pagues, áreas de lazer, passeios a cavalo e restaurantes rurais nos arredores da sede do município de Lima Duarte, resultando em um nicho com grande potencial de desenvolvimento também para o município de Olaria.

           No município de Olaria, a visitação turística acontece principalmente na Serra da Bocaina, onde se encontra a Capela de Senhor do Passos e Cachoeira da Sesmaria ou Arialdo, também é crescente na Cachoeira do Pão de Angu. O Turismo ocorre no município também de outras formas, considerando que o município de Olaria é passagem e apoio para quem segue para Souza do Rio Grande, Ibitipoca via Rancharia e para jipeiros, motociclistas e ciclistas que percorrem a região em busca de aventuras pelas trilhas e estradas do município.

           Devem se considerar também os viajantes que passam pela BR 267, estes quando pára no município, nos empreendimentos a beira da estrada, adquirem produtos e serviços, deixando recursos que ajudam a movimentar a economia local. Estes viajantes, também são visitantes em potencial, já que atravessam o município e devem ser informados sobre o que a região oferece de produtos e serviços turísticos, podendo voltar com suas famílias e amigos para dias de lazer pelos atrativos turísticos de Olaria.

Fonte: Plano Municipal de Turismo

Texto: Marcio Lucinda Lima

Font Resize